Gravatars

Há uns dias andei a mexer na configuração deste blog e reparei que a Mariana tinha uma imagem nos
comentários dela (mas que só aparecia na interface de administração, e não no blog em si). Ora, a Mariana não tem conta de utilizador no meu site, até porque o meu blog não permite o registo de utilizadores externos, por isso fui investigar o que se passava.

Parece que há um serviço chamado Gravatar em http://www.gravatar.com onde um tipo pode registar uma imagem contra o seu endereço de email, e depois quando deixa um comentário num site qualquer, desde que o campo do email fique correctamente preenchido (e o site suporte o tal sistema), aparecerá ao lado do comentário o seu avatar. Isto é fixe porque deixa de ser necessário criar um login e configurar a conta em cada um dos sites onde comentamos. Aliás, como o site do Gravatar serve imagens de quaisquer tamanhos entre 1 e 80 pixéis, nem sequer temos que nos preocupar em faze-lo manualmente, ao mesmo tempo dando ao dono de um determinado site a escolha de design que quer para o seu site.

A razao porque o Gravatar da Mariana apareceu directamente nas páginas de administração do meu blog foi porque o WordPress (o software que serve este site) incluiu supporte para o servico na última versão, apesar de o tema que eu tinha instalado ainda estar desenhado para a versão anterior. Depois de acrescentar o código que faltava ao tema, já aparece a imagem da Mariana, por exemplo, aqui. É claro que criei um meu próprio Gravatar, que apareceu automaticamente no blog dela, no meu e no do Caxaria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>