WeightWatch

Estou gordo. É lixado.

Ok, não estou muito gordo, mas tenho meia dúzia de quilos a mais, e agora que está a chegar o inverno, é a altura ideal para perder peso para poder exibir o meu físico invejável nas festas de natal.

Emagrecer é simples, mas aborrecido. Os preceitos apresentados no Hacker’s Diet, um livro de dieta para geeks, são óbvios, mas servem para abrir os olhos. Basicamente, um tipo tem de se habituar a comer menos e a mexer-se mais. Isso, para um tipo como eu que gosta tanto de cerveja, requer uma série de pequenos sacrifícios que só dá para manter a longo prazo dado um feedback potente de que o esforço está, de facto, a compensar.

Claro que basta olharmo-nos ao espelho para ver os resultados, mas isso demora muito tempo, e as alterações são tão graduais, que só vamos reparar que há uma diferença quando estivermos já perto do objectivo.

A outra solução tradicional é pesarmo-nos frequentemente. O problema é que o nosso peso varia imenso ao longo do dia, pelo que cada vez que se sobe para cima da balança, o valor que ela mede vem com cerca de 2Kg de erro. Imagine-se um dia em que um tipo só comeu saladinhas e foi correr durante uma hora, mas depois quando vai para se pesar, pesa mais 2Kg do que no dia anterior. Epa grande chatice, mais valia ter ido ao McDonalds!

O Paul Walker (o tipo que escreveu o tal Hacker’s Diet) explica o problema, e também sugere uma solução neste capítulo — em vez de desenhar um gráfico simples com as medidas diárias de peso, desenhar antes uma curva de tendência que é “puxada” para cima e para baixo pelos valores diários, absorvendo assim os erros das medições, resultando numa linha muito mais estável.

No site do Paul existem programas onde se podem ir colocando as leituras diárias, desenhando gráfico que é actualizado automaticamente com cada leitura. Eu comecei por usar um desses programas, mas rapidamente apercebi-me de que não queria depender do computador para inserir os dados diariamente, e que a plataforma ideal para o fazer seria o meu telemóvel.

Ora, como não existe software para telemóveis no site do Paul, e como eu preciso de justificar o nome deste site, decidi criar o meu próprio software — o WeightWatch:

O programa é relativamente simples, limitando-se a aceitar entrada de valores diários, e depois desenhando-os num gráfico com a tal linha de tendência. Para além do gráfico do peso real, também é possível criar um plano de dieta em que podemos especificar quantas calorias queremos perder ou ganhar diariamente, e o software desenha esse plano sob forma de uma linha picotada no próprio gráfico. Assim é possível ver se estamos a acompanhar o plano, ou se serão precisos ajustes ao plano ou mesmo à dieta.

O software está disponível gratuitamente e com o código aberto, para quem me quiser ajudar a resolver alguns dos problemas que ainda tem, ou desenvolver novas funcionalidades.

Façam o download, experimentem no vosso telemóvel e digam qualquer coisa.

4 thoughts on “WeightWatch”

  1. Tás a pesar 82Kg? O.O

    O que é feito do Cachapa que corria maratonas?

    De resto, o software parece-me mt bem.. tens mais funcionalidades em mente?

  2. O Cachapa que corria maratonas tornou-se num rato de escritório. Ainda por cima o tempo na Alemanha não ajuda — no verão está sempre a chover, e no inverno está frio e anoitece cedo.

    Quanto às funcionalidades, descrevi algumas na página do programa (há um link mesmo mesmo no topo desta página, à direita).

    O maior problema actualmente é que não percebo suficiente de desenvolvimento em J2ME para resolver alguns dos bugs, também descritos na tal página :-)

  3. Estive a ler a tua página dedicada ao WeightWatch. Não só aprecio o facto de estares de olho no Gyminee, como te recomendo também colocares sob radar o novo acessório para uma abordagem geek da gestão de peso que será o fitbit.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>